segunda-feira, 4 de abril de 2011

Dor de cabeça, tensão, ranger nos dentes? Pode ser disfunção da ATM

Há quem passe anos sem obter resposta para enxaquecas, dores de ouvido, tensão corporal e ranger nos dentes. Cada vez mais recorrente, a disfunção da articulação têmporo mandibular pode explicar todos esses problemas


Os sintomas se confundem com dores de ouvido e enxaquecas. Para completar, gente estressada normalmente tem também problemas posturais, que causam dores nas costas.

A disfunção acontece quando, para aliviar uma dor, desconforto ou preocupação, uma pessoa pressiona os dentes, forçando os músculos da face e a articulação que liga o maxilar ao crânio (ou, a articulação temporomandibular). “O cingir dos dentes é um descarrego físico e psicológico. Até mesmo quando vamos pegar um peso, já reparou como parece que temos mais força se apertamos a mordida?” "Bruxismo é apenas o ato de ranger os dentes, sem outras implicações."

Dores associadas - A doença ainda implica uma série de dores “associadas” que tornam seu diagnóstico quase uma missão para o doutor House, o supermédico da tevê. Os sintomas se confundem com dores de ouvido e enxaquecas.

Como a musculatura ligada à essa articulação toma quase todo o rosto - da ponta do queixo, passando perto das têmporas e tocando o alto da cabeça - a impressão que o paciente tem é a de que a dor se propaga por todas essas áreas.



VEJA A REPORTAGEM COMPLETA NA “VEJA SAÚDE”


http://veja.abril.com.br/noticia/saude/dor-de-cabeca-tensao-ranger-nos-dentes-pode-ser-disfuncao-da-atm


 
TRATAMENTO OSTEOPÁTICO PARA ATM


O que a mandíbula tem a ver com as dores de coluna? Muita coisa. Disfunções na articulação têmporo-mandibular (ATM), aquela responsável pela mastigação, pelo abrir e fechar da boca, pelo bocejar e o beijar, podem provocar problemas na coluna lombar, na cervical e vice-versa. A razão da ligação tão íntima entre as duas partes do corpo são as fáscias, uma película que envolve todos os músculos do corpo. Elas podem ser o caminho para descobrir a causa de dores que atrapalham o dia-a-dia.

As cadeias musculares, compostas por mais de um músculo são unidas por um único conjunto de fáscias específicas. A fáscia superficial cervical, por exemplo, liga a cervical até o quadril posteriormente, e a mandíbula até a pelve anteriormente, fazendo com que tenham uma relação íntima. Uma lesão na pelve pode, através do sistema fascial, atingir a ATM e vice-versa. As tensões se transmitem passando de uma estrutura próxima, para a mais distante ao longo de uma cadeia miofascial.

Nenhum comentário: