domingo, 3 de abril de 2011

TRATAMENTO OSTEOPÁTICO PARA VÍSCERAS




É o ramo da Osteopatia que se ocupa do tratamento de vísceras, melhorando a função delas. A indicação das manipulações sobre o sistema digestivo por exemplo é principalmente liberar aderências que podem dificultar a irrigação sanguínea dos mesmos, sequelas de cirurgias, sequelas de infecções e ptoses. A osteopatia não vai tratar uma patologia, mas vai tirar a sobrecarga excessiva sobre determinado órgão.

Todo o ser vivo está em movimento. São de especial importância os movimentos geralmente não visíveis que têm lugar dentro do corpo humano. Estão relacionados com muitos níveis de atividades, desde pulsações celulares de origem desconhecida até contrações rítmicas do coração e do diafragma, o ritmo sacro-cranial, etc.

O sistema visceral depende da sincronização entre os movimentos de todos os órgãos e as demais estruturas corporais. Quando a saúde está no seu nível ótimo, esta relação harmoniosa mantém-se estável dentro da grande variedade de movimentos do corpo.

Como consequência da perda de mobilidade, temos a redução da circulação sanguínea do tecido afectado. Desta forma, podem aparecer irritações, inflamações e infecções produzidas por problemas de irrigação.

Quando um órgão não pode estar em harmonia com outra víscera devido a uma tonicidade anormal, aderências ou deslocamentos, trabalhará contra os outros órgãos e também contra as estruturas musculares, membranosas, fasciais e ósseas.

Nenhum comentário: