quarta-feira, 4 de junho de 2014

OSTEOPATIA NA RECUPERAÇÃO DE CIRURGIAS ESTÉTICAS


         Hoje em dia aumentou-se muito o número de cirurgias estética. Está cada vez mais fácil ter acesso a esse meio, embora os preços estejam aumentando ao longo do tempo, ao mesmo tempo em que melhora-se a qualidade desses procedimentos cirúrgicos.
        Os dois procedimentos mais comuns hoje em dia é a prótese de silicone e a lipoaspiração. Vamos ver como a osteopatia pode atuar nessas áreas:


ü  PRÓTESE DE SILICONE

  
         A osteopatia pode ser muito eficiente no pós-cirúrgico de prótese de silicone, uma vez que a paciente ganha aproximadamente 500 a 700 ml do dia para a noite. Essa prótese estética causa um desequilíbrio muscular muito importante, e não serão todas as mulheres que vão se adaptar bem em relação a isso. Muitas pacientes passam a desenvolver lombalgias crônicas meses após a colocação da prótese, e curiosamente, muitas vezes nem relacionam a dor ao momento pós-cirúrgico.
        A osteopatia poderá ser inicia de 20 a 30 dias após o procedimento cirúrgico e irá atuar com técnicas suaves que tem o objetivo de estimular uma nova adaptação nesse corpo. Será necessário trabalhar uma nova organização para esse corpo, para que ele busque a melhor adaptação a fim de se equilibrar com a implantação da prótese, sem que a lombar do paciente seja sobrecarregada. Além de que a osteopatia possui técnicas suaves fasciais que podem ajudar no alívio das dores na região das mamas.

Técnicas fásciais que promovem uma melhor adaptação corporal

ü  LIPOASPIRAÇÃO

      

Importante fibrose no pós-cirúrgico de lipoaspiração com grau de deformação.

         Outra cirurgia que devemos nos preocupar também é a lipoaspiração, em que consiste na sucção da gordura localizada e a lipoescultura em que ao mesmo tempo que o médico suga a gordura localizada, injeta-se em outros locais essa mesma gordura para realizar uma escultura com o corpo da mulher.
        A lipoaspiração é uma das cirurgias estéticas mais agressivas, e se não tratada corretamente no pós-cirúrgico imediato com as drenagens linfáticas, aparecem as famosas fibroses. A fibrose pós-cirúrgica é um processo natural do nosso corpo na cicatrização da lipoaspiração, porém ela deve ser tratada rapidamente para que essa formação cicatricial seja regular e não atrapalhe o visual estético. Muitas mulheres ficam com aderências importantes e pior ainda, com fibroses que aparecem visualmente, causando uma aparência de barriga deformada, em que não é necessário palpar a barriga para saber que tem uma fibrose. Nesse caso, quando não atendida as solicitações do médico, a cirurgia em vez de melhorar a aparência estética, piora, deformando a “barriguinha”.
       A osteopatia possui potentes técnicas manuais que podem atuar na "quebra" dessas fibroses e auxiliar na reabilitação do pós-cirúrgico de lipoaspiração. Ela pode ser iniciada logo no 15º dia de pós-operatório, com um movimento de terapia manual leve, em que tornam-se mais firmes após 1 mês, quando o médico libera a paciente a usar roupas normais sem a utilização do “macaquinho colante”.

Homens também sofrem com a fibrose se não tratada corretamente.


§  INFORME-SE COM ESPECIALISTAS SEMPRE ANTES DE REALIZAR UM PROCEDIMENTO CIRÚRGICO.

§  PROGRAME-SE COM OS TRATAMENTOS PÓS-CIRÚRGICOS, POIS A CIRURGIA É APENAS O PRIMEIRO PASSO.

§  E ENTÃO, TENHA UMA EXCELENTE REABILITAÇÃO.



OSTEOPATIA...
VOCÊ VAI SE SURPREENDER COM A VELOCIDADE DA REABILITAÇÃO.


Nenhum comentário: